Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

Puberdade Precoce

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

1 - A puberdade precoce é mais comum em meninas?
Sim, a puberdade precoce é mais comum em meninas, a do tipo central de causa idiopática. Há uma correlação maior da puberdade precoce em meninas obesas, exposição a substâncias quimicas que alteram a produção de estrogênios e de baixo peso ao nascimento.

2 - Quais são as causas? Obesidade infantil e má alimentação interferem?
As causas de Puberdade precoce são ínumeras e variadas como: idiopática (sem causa aparente), anormalidades do Sistema Nervoso Central(tumors benignos e malignos), causa genática, uso de esteróides, cistos ovarianos, disturbios da suprarena, hipotireoidismo, doenças do fígado.
Obesidade infantil e má nutrição interferem nas causas de puberdade precoce pois na primeira ocorre uma alteração da produção de androgênios e na segunda comprometimento na produção de gonadotrofinas que são hormônios esenciais para o desenvolvimento puberal normal.

3 - Quando os pais devem procurar um médico?
Os pais devem levar seus filhos ao medico especialista quando percebem o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (aumento de pêlos pubianos e axilares, desenvolvimento mamario, estirão do crescimento, antes de 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos.

 

Autor: Dra. Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já