Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

Principais sinais de que seu bebê vai nascer

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

Quais são os principais sinais que indicam que o bebê está pra nascer?

Os principais sintomas do trabalho de parto são: endurecimento e dor na barriga, que se inicia na região lombar e irradia para o pubis; perda de líquido pela região vaginal, este líquido é incolor e pode ser percebido em pequena ou grande quantidade  normalmente molha calcinha e calça (se difere do corrimento, pois este tem coloração, branca ou acinzentada associada a odor e as vezes coceira)

É verdade que desconforto na hora de dormir e desarranjo intestinal podem ser um sinal disso? Quando isso costuma acontecer?
O desconforto na hora de dormir pode acontecer pelo aumento do volume da barriga que pesa dificultando a gestante de dormir e a mudança do eixo da coluna e não podemos generalizar que possa ser um sinal de trabalho de parto.

Ja quando a gestante realmente esta em trabalho de parto e ja apresenta dor e contração ela terá dificuldade para dormir. Quando o bebê esta encaixado na pelve, baixo no momento do trabalho de parto a mulher tem a sensação de querer evacuar e muitas vezes durante o parto normal o faz.

É comum ocorrer a perda do tampão mucoso? Como eu sei que foi isso? E quando costuma acontecer?
Sim, a perda do tampão mucoso é comum ocorrer. Ocorre pela saída de um material gelatinoso e denso da vagina que pode ocorrer semamas antes ou no processo de trabalho de parto.

As contrações mais intensas, que parecem cólicas, costumam acontecer quando e por quanto tempo?

As contrações que definem o trabalho de parto são caracterizadas por dor que se inicia na região lombar e irradia para o pubis e endurece toda a barriga, são frequentes, em um período de 10 minutos ocorrem 2 ou 3 e tem duração variável, podendo a barriga permanecer dura por segundos ou até minutos.

Como é a sensação do rompimento da bolsa? Qual a diferença entre ela e a perda do tampão mucoso?
O rompimento da bolsa pode ser percebido de 2 maneiras: quando ocorre o rompimento mais baixo da bolsa, a saída de líquido é abundante e costuma molhar a roupa da mulher e aonde ela esteiver sentada ou deitada. Quando o rompimento da bolsa é mais alto no abdome  a saída de líquido pode ocorrer aos poucos e durante os movimentos da gestante.

Se o líquido da bolsa estiver marrom ou esverdeado, o que isso significa?

Se o líquido da bolsa estiver com coloração diferente que não seja a incolor quer dizer que o bebê de alguma forma esta em sofrimento fetal, se esverdeado é pela presença do mecônio (fezes do bebê) e amarronzado (sangue por rotura da placenta). Nos dois casos é necessário que a gestante ja se programe a ir para maternidade imediatamente.

É verdade que quando o bebê encaixa na bacia, a grávida costuma sentir uma sensação de alívio, conseguindo respirar melhor e tendo menos azia? Quando isso costuma acontecer?
Quando o bebê se encaixa na barriga pode ocorrer esta sensação de respirar melhor e da azia melhorara sim, pois ele diminui a pressão que exercia no diafragma e com isto alivia os pulmões e descomprime o estômago, esta sensação ocorre no final do terceiro trimester da gravidez. 

 

Autor: Dra Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já