Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

Importância dos exames preventivos nas mulheres.

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

1 - Porque é tão importante que as mulheres façam exames preventivos?

Para prevenirem as doenças ginecológicas, hoje sabemos que muitas doenças podem acometer as mulheres em diferentes etapas de sua vida como endometriose, infecções, câncer de mama, útero e cistos ovarianos.

2 - A partir de qual idade a senhora indica começar a fazer o check-up? De quanto em quanto tempo é preciso repetir os exames?
O check up ginecológico deve ser realizado anualmente a partir do momento que se inicia vida sexual ou a por volta dos 25 anos se ainda não tem relações.

Importante salientar que é indicada uma visita ao ginecologista quando ocorre a primeira menstruação, para que a jovem tire suas dúvidas e tenha orientação.

3 - Qual relação de exames preventivos, em geral, o senhora indica? Varia de acordo com a idade? Porque?
Uma rotina de prevenção adequada consiste em diversos exames; sempre respeitando queixas, indicações e incidência das principais doenças de acordo com a faixa etária. Tais exames não excluem uma consulta bem feita e exame físico detalhado.

Para pacientes jovens abaixo de 35 anos, indicado ultrassom pélvico para avaliar utero e ovários, ultrassom das mamas, exame preventivo de papanicolau, e screening laboratorial sanguíneo contendo hemograma, perfil lipidêmico, hormonios tireoidianos e dependendo da queixa marcadores tumorais e de doenças infectocontagiosas.

Para pacientes de 35 anos ou mais que apresentam fatores de risco para cancer de mama, associa-se uma mamografia para avaliação complementar da mama anualmente.

Dos 50 aos 69 anos a mamografia deve ser realizada a cada 1 ou 2 anos, dependendo de cada caso.
A partir dos 60 anos a pesquisa de sangue oculto nas fezes faz parte dos exames preventivos pelo aumento da incidência de cancer colo retal.

 

 

Autor: Dra Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já