Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

Dor na Relação Sexual

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

Afinal, sentir dor na relação sexual é ou não uma coisa normal? Quando pede atenção?
Depende da dor. A relação sexual não cursa com dor, mas algumas afecções ginecológicas podem ocasioná-la. Pede atenção quando a dor antes não sentida se inicia associada a dor abdominal, ou corrimento ou sangramento.

A infecção urinária pode ocasionar dor na relação sexual. Por que?
Sim, a infecção urinária pode causar desconforto e certo grau de dor na relação, pois trata-se de um processo infeccioso que deixa a região mais sensível.

E a candidíase? Quais são os sinais de qeu esse problema já se instalou no organismo?
A Candidíase também pode causar desconforto na relação que pode ser dor e ardência vaginal. O diagnóstico é feito pela presença de corrimento branco com grumos (aspecto de leite talhado) acompanhado de coceira e ardência.

Que fatores podem ocasionar a falta de lubrificação? É possível contornar o problema (com tratamentos e medidas artificiais?)
A falta de lubrificação pode ser causada por estímulos pré relação insuficientes como as preliminares, também pode ococrrer na menopausa pela diminuição dos hormônios sexuais e secura vaginal.

O que é vaginismo? Existe algum perfil de mulheres mais propensas a desenvolver o mal?
Vaginismo é a contração da musculatura perineal, involuntária causando dor na tentativa de penetração na relação sexual e impossibilitando que esta ocorra. As mulheres mais propensas a apresentar vaginismo são as que tiveram experiências sexuais traumaticas, abuso na infância, vítimas de violência sexual ou mulheres que receberam uma educação sexual rígida e proibitiva.

Como se dá o tratamento?
O tratamento do vaginismo se dá atraves de Terapia realizada com Psiquiatra e Sexólogo habilitados.

E a endometriose: qual é a sua relação com a dor durante a transa?
A Endometriose causa um processo inflamatório crônico na pelve feminina, o que causa dor. Na relação esta dor ocorre mais no fundo vaginal em casos de endometriose profunda que atingem ligamentos uterinos, bexiga e parte final do intestino.

É possível reverter o mal? Como?
A endometriose pode ser reparada com cirurgia, mas é uma doença evolutiva que pode aumentar mesmo após o tratamento, por esta causa a suspensão da menstruação épode se fazer necessária, com o uso de um anticoncepcional continuo ou DIU hormonal.

Muitas vezes a dor não é uma questão física, mas fruto de tensões e bloqueios emocionais. Quais são suas dicas para a pessoa relaxar mais e aproveitar melhor esse momento de intimidade?

Minha dica é que a mulher conheça mais seu corpo e não tenha vergonha dele, que se entregue nos seus relacionamentos sem preconceito e medos para que possa usufruir do prazer da relação a dois. 

 

 

Autor: Dra Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já