Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

Baby Blues

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

tristeza, melancolia e alterações de humor no pós parto

O que é o Baby Blue? é normal?      

Baby blues é um estado que ocorre alguns dias após o parto caracterizado por tristeza, melancolia e alterações de humor. É comum a ocorrência (cerca de 60% a 80% das mulheres no pós parto), porém sua intensidade varia de mulher para mulher. Ainda não se conhece ao certo as causas, mas acredita-se que seja pelas alterações hormonais que ocorrem na gravidez e com o nascimento do bebê.    

                                            
Quais são os sintomas e como idendificar?  

Os sintomas são tristeza, choro, sensação de incapacidade, preocupação excessiva com os cuidados com o bebê e cansaço. A mulher se sente culpada por se sentir deprimida pois a gestação, o parto e o bebê foram as coisas que ela mais queria e a fazia feliz, e quando o bebê nasce, não é exatamente felicidade plena que ela sente.

 
Como proceder para minimizar os sintomas?  

A mulher tem que se cuidar, cuidar da alimentação, conversar com outras pessoas sobre seus sentimentos, aceitar ajuda, descansar quando o bebê dorme e se conscientizar que é uma fase que passa.

Quanto tempo dura?

Normalmente se inicia no terceiro ou quarto dia pós parto e pode perdurar por aproximadamente 15 dias.

Qual é a diferença entre o baby blue e depressão pós-parto?
A depressão pós parto é um quadro mais arrastado, que perdura por mais de 15 dias até ano e consistem em tristeza, incapacidade de cuidar de si própria e do bebê, insônia, falta de cuidados básicos consigo mesma, pensamentos negativos. Neste caso a mulher tem que ter um acompanhamento médico e pisicológico. A família aqui também é essencial para dar apoio e reconhecer quando a mulher precisa de um tratamento específico.
 

Autor: Dra Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já