Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

Aborto espontâneo

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

Quais são os tipos de aborto espontâneo existentes? Há uma classificação de acordo com o momento em que ocorre ou o tipo?

Sim, em relação ao tempo de gravidez, podem ser classificados em PRECOCE (quando ocorre antes de 12 semanas de gravidez e é o mais comum) e TARDIO (quando ocorre após 12 semanas de gravidez). Quanto a forma de apresentação pode ser: COMPLETO  quando ocorre eliminação total do produto conceptual, INCOMPLETO quando a eliminação é parcial e o sangramento persiste, DE REPETIÇÃO perda espontânea indolor e que ocorre mais de 2 vezes  e RETIDO quando ocorre óbito intra útero sem eliminação do mesmo.

Quais são as possíveis causas para um aborto espontâneo?

Quando ocorrem antes de 12 semanas de gravidez a principal causa é alteração genética, após esta fase podem ocorrer por incompetência istmo cervical ( uterino curto), malformações uterinas ou doenças infecto contagiosas.

Quais os fatores "de risco", ou seja, que aumentam as chances de um aborto espontâneo?

Alguns fatores de risco que aumentam as chances de gravidez são a Diabetes, doenças da tireóide, Trombofilias, infecções na mulher em período gestacional como Sífilis, Herpes, Clamídea, doenças reumatológicas como lúpus.

Como a paciente se apresenta?

É muito comum a ocorrência de abortamentos espontâneos, dados nos mostram que 20% das gestações iniciais cursam com perdas, muitas nem são diagnosticadas pois a mulher nem sabia que estava grávida. Em consultório quando aparecem é do tipo precoce e incompleto. O que pode ocorrer também são mulheres gestantes que apresentam sangramento durante a fase inicial da gravidez e que se confunde com a menstruação, tendo a gravidez confirmada por ultrassonografia em uma visita ao seu médico.

 

 

Autor: Dra Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já