Ginecologista e Obstetra. Tel: (11) 5053-2222 email: [email protected]

8 dúvidas sobre Dor na Relação Sexual

Marcar consulta com ginecologista e obstetra em são paulo

Dor na relação sexual

1 - O que pode estar por trás das dores durante a relação sexual?

A dor na relação sexual, também chamada Dispareunia, pode estar associada a vários fatores como: Endometriose, Infecção pélvica, varizes pélvicascorrimentos, miomas, tumores ou também por fatores psicológicos como no caso do vaginismo.

2 - Quais os tipos de dor?

A dor na relação pode ser referida de duas maneiras: ou de profundidade, quando a dor ocorre no fundo vaginal após a penetração, ou a de intróito quando a dor ocorre na entrada da vagina dificultando a penetração, ou mesmo impossibilitando a relação.

3 - Quais as causas (há físicas e psicológicas)?

Pode ocorrer por diminuição da lubrificação vaginal como na menopausa, endometriose, infecções pélvicas, Infecção urinária, presença de mioma uterino grande, aderências pélvicas. E como causas psicológicas pode estar associado a trauma sexual prévio, como abuso sexual, alguma lesão causada por relação sexual desconfortável, vaginismo.

4 - Quais são os Sintomas?

Dor na entrada da vagina ou, após a penetração no fundo vaginal e abdome baixo, durante ou após a relação, medo ou ansiedade podem estar associados.

5 - Quais os eventuais tratamentos?

Depende a causa. Pode variar com tratamento medicamentoso até cirúrgico. Nos casos de Endometriose, miomas, aderências pélvicas o tratamento cirurgico muitas vezes é realizado. Na menopausa, os hormonios são bem indicados caso a paciente não tenha contra indicações de utilizá-los. Nas infecções os antibióticos tem sua indicação. Nas dispareunias de origem psicológica, terapia e medicamentos como ansiolíticos são usados.

6 - É normal sentir essa dor? Ou até que momento é normal e quando pode ser uma doença física ou psicológica?

A dor na relação pode sem estar relacionada a nenhuma doença física ou emocional. Pode ocorrer por falta de lubrificação adequada na hora da relação sexual, e em determinadas posições da prática sexual.

7 - Existe um percentual de mulher atingida?

Depende do fator causal, em se tratando de causas físicas, as mulheres que mais apresentam a dor são as com endometriose e infecções, seguidas das causas psicológicas.

8 - Quais outras informações importantes?

É importante que as mulheres conheçam seu corpo e que quebrem tabus, sempre na presença de dor a relação procurar o medico para um diagnóstico preciso, muitas vezes tratando a causa no seu início e evitando traumas.

 

Autor: Dra Juliana Amato

Marque sua consulta agora

Agende já